ARRASTE E DESCUbRA
Ficha técnica
Cliente:
GRAACC
Projeto:
Aplicativo de Realidade Aumentada
ANO:
2018
Tecnologias:
Realidade Aumentada
MISSÃO
As crianças com câncer são submetidas a vários processos delicados de quimioterapia. E por que não amenizar essa ansiedade antes dos procedimentos com algo divertido? Surge então a oportunidade de trazer um projeto de Realidade Aumentada, através de um aplicativo AR, com um jogo interativo e didático.
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que traz a essência das brincadeiras e linguagens infantis, a imaginação. Com ela tudo que é de mais lúdico pode ser materializar no mundo real, servindo de narrativa para que os jovens aprendam dentro do mundo divertido deles, mesmo que o assunto seja mais delicado.
DESCRIÇÃO
Com o desenvolvimento do projeto em Realidade Aumentada para o GRAACC, através do nosso projeto social Alegria Virtual, construímos um game e personagens que se encaixavam em uma única narrativa, criamos um protagonista pra esse game que representa os leucócitos, glóbulos brancos presentes no sangue responsáveis pela regeneração do nosso corpo, representado por um carismático herói, que era trazido para o mundo real através de um card com um desenho de um marcador, que ao ser escaneado por um aparelho móvel, se materializa em 3D.

Em contraponto, temos também o vilão da história, que representado pelas células cancerígenas, também era trazido para a realidade pelas lentes do dispositivo mirada em seu card, com um desenho de marcador diferente.

A mágica dessa interação acontece, justamente quando você aproxima os dois marcadores um do outro, pois o aplicativo AR consegue identificar essa proximidade e ativa uma animação especial onde nosso herói leucócitos, arremessa um comprimido em direção a células deficientes, representando a ação de cura que o tratamento pode proporcionar de maneira clara para a criança.

Esse projeto de Realidade Aumentada para o GRAACC fez tanto sucesso que depois realizamos outras ações imersivas na instituição com as crianças que estão em tratamento contra o câncer, utilizando as tecnologias de Realidade Virtual e do Metaverso.