ARRASTE E DESCUbRA
Ficha técnica
Cliente:
Itaú
Projeto:
Treinamento em Realidade Virtual
ANO:
2018
Tecnologias:
Realidade Virtual
MISSÃO
Neste projeto, desenvolvido para o Itaú Personnalité, aceitamos o desafio de implementar um processo para que o treinamento dos gerentes das agências físicas e digitais em todo o território nacional pudesse ser feito remotamente. Assim sendo, contamos com a ajuda da Realidade Virtual, a plataforma ideal para alcançarmos muitas conquistas significativas em relação a agilidade e eficiência de implementação.
Com a ajuda da tecnologia VR, foi construído uma treinamento em Realidade Virtual para o Itaú, onde desenvolvemos uma narrativa imersiva com o intuito de mostrar a rotina de um gerente do banco. Dessa maneira, por meio de uma simulação de uma conversa com um cliente, o gerente em questão precisava escolher a melhor alternativa para oferecer a melhor linha crédito de investimentos, isto é, de acordo com as informações passadas pelo cliente sobre expectativas e necessidades.
DESCRIÇÃO
Utilizando alguns recursos de roteirização imersiva, todas essas experiências foram contadas com o emprego de uma narrativa não-linear. Isso possibilita que o usuário em treinamento tome suas próprias decisões. O sistema criado aceita a inserção de recursos que fazem o processo seja automaticamente corrigido, em tempo real, parabenizando ou alertando o usuário. Esse trabalho é feito com o propósito de que o usuário possa ter feedback direto e detalhado sobre como otimizar seus processos de trabalho no seu dia a dia.

O projeto de treinamento em Realidade Virtual do Itaú atingiu resultados muito significativos, principalmente em relação ao tempo de implementação. Vale ressaltar que antes dessa ferramenta ser criada, era necessário que uma equipe inteira se deslocasse por todas as regiões do país. Já no modelo de treinamento criado, um único representante de cada região precisa se deslocar até São Paulo, com a finalidade de receber o treinamento e o kit VR (óculos Samsung Gear VR + Celular + Headphone) fornecido pela Agência Casa Mais.

Posteriormente, ele fica responsável por espalhar todo conhecimento adquirido para os outros gerentes das agências físicas da sua região, assim como das digitais.
FORTE TENDÊNCIA
Por fim, em um futuro próximo, é muito provável que as agências tenham seus próprios óculos de Realidade Virtual. Sendo assim, não existe nenhuma necessidade de deslocamentos, já que é preciso apenas baixar o conteúdo via internet.

Não demorou muito para que o case chegasse à mídia, colocando em alta não só a inciativa do banco, mas também os treinamentos em Realidade Virtual. Por isso, conseguimos reconhecimento direto, por meio da conquista do Prêmio Efinance 2018, na categoria “Saúde e Educação”.

O nosso planejamento, então, é focar na otimização do projeto para os próximos anos. Sabemos que esse novo conceito de tecnologia imersiva ainda tem muitos outros recursos que podem ser implementados e otimizados. Muitos aprimoramentos podem ser aplicados, assim que a tecnologia VR for aperfeiçoada com a chegada de óculos de Realidade Virtual mais robustos e com preços mais acessíveis.