ARRASTE E DESCUbRA
Ficha técnica
Cliente:
Pinacoteca
Projeto:
Aplicativo de Realidade Aumentada
ANO:
2019
Tecnologias:
Realidade Aumentada
MISSÃO
Os museus são lugares encantadores, que tem a função de concentrar obras de arte e trazer ao público através de exposições, o acesso a um acervo de obras que cumpem com seu papel histórico. Porém, com muitos museus têm seus acervos fixos, dificilmente a mesma pessoa irá visitá-lo uma segunda vez.
Com o uso do aplicativo AR, pinturas estáticas ganham vida animada, através da criação do museu em Realidade Aumentada. Com o auxílio de um tablet durante a exposição, os visitantes podem simplesmente mirar a câmera para a obra, e assim que o aplicativo faz a seu reconhecimento digital, a arte se movimenta, ganhando uma nova leitura mais dinâmica e contemporânea.
DESCRIÇÃO
Para exemplificar essa dinâmica e a nova ferramenta que dá vida a obras clássicas, recriamos o quadro “Caipira Picando Fumo” de Almeida Júnior de 1893 em uma versão 3D para a Pinacoteca, remodelada e com a aplicação de textura em “Cell Shading”, que dá um aspecto característico chapado, que aproxima da pintura original, só que agora com uma nova perspectiva e movimento.

É como se fosse um passe de mágica, muito próximo das pintura vivas do universo ficcional de Harry Potter. Você recebe um tablet com fones de ouvido assim que entra na sala com a pintura exposta, e ao mirar o dispositivo em direção a obra, ela começa a se mexer, com o apoio de áudio binaural, em que você ouve em 360 graus o barulho de uma carroça se aproximar enquanto o som da faca cortando o fumo e as batidas de pé do protagonista se mantêm constantes.

Com a tecnologia da Realidade Aumentada, você consegue ter uma forma mágica de ter nova percepção imersiva e tecnológica de obras originais, com elementos interativos e lúdicos. E nessa criação do museu em Realidade Aumentada ficou claro essa visão, sem contar a aceitação do público que foi incrível, por estarem carentes desse tipo de tecnologia nesse tipo de ambiente.